Ensino de Programação

Cada vez mais o mundo esta mais dependente dos computadores e as iniciativas de ensino de programação nas escolas vem aumentando.Tenho lecionado a disciplina de Lógica de programação e vejo esforço dos alunos em entender alguns conceitos. Acredito que as vezes parecem tão simples que os mesmos não acreditam que seja só isso. Tenho adotado nas aulas, sempre que possível, ferramentas lúdicas. O resultado dentro da ferramenta sempre me surpreende, aplicam estruturas de repetição e decisão para resolver os problemas. Quando vamos formalizar o conceito acredito que fica mais simples.

Apresentei o code.org e sua versão brasileira o programae.org.br. Ambos são iniciativas robustas que tentam dar um caminho divertido para que qualquer pessoa aprenda a programar e apresentam dentro delas outras ferramentas, que também utilizo nas minhas aulas, como o Scratch do MIT (http://scratch.mit.edu/), Blockly do Google (http://blockly-games.appspot.com/), Codecademy (http://www.codecademy.com/) e ate mesmo o Khanacademy tem um sessão de programação (https://pt.khanacademy.org/computing/computer-programming).

Essa semana encontrei mais um e acho que vale a pena dar uma olhada no Codingame http://www.codingame.com/

Mas nada disso adianta se são houver dedicação. Um estudante precisa de uma rotina de estudos para atingir resultados. No inicio é mais difícil se dedicar, existem várias influências para deixar o estudo de lado. As limitações vão aparecendo e é preciso se dedicar ainda mais. Nesse momento procuramos muitas vezes o caminho mais fácil.

As ferramentas lúdicas ajudam a tornar o tempo de dedicação mais prazeroso, mas tem que se envolver e entender a solução do problema. Tentativa e erro não vão resolver para o aprendizado.